Desidratador de Alimentos e informações importantes

Um terço de toda a comida produzida é desperdiçada ou estraga antes de ser consumida. Isto acontece tanto no mundo industrializado quanto nos lares das famílias. Um desidratador de alimentos pode ajudá-lo a evitar isto. Os alimentos podem ser conservados por muito mais tempo, mantendo todas as suas propriedades, eliminando-se somente a água. É adequado para ser usado com frutas e legumes, bem como carnes e peixes e muitos outros alimentos. Aqui você saberá tudo o que precisa saber sobre o desidratador da DAS Desidratadores

O que é o desidratador de alimentos e para que serve?

Um desidratador de alimentos, como o próprio nome diz, é um equipamento usado para preservar diferentes alimentos removendo a água contida nos mesmos. Esses equipamentos ainda não são muito comuns no Brasil, mas vem ganhando popularidade nas cozinhas de todo o mundo por permitirem variar a maneira como preparamos e conservamos nossa comida.

O desidratador de alimentos oferece a melhor conservação?

Para muitos, a desidratação dos alimentos é a melhor maneira de preservá-los. Mostraremos os outros métodos, para que você possa comparar. Tenha em mente que todos são métodos válidos, mas nem todos podem ser usados sempre e podem não manter as propriedades dos alimentos.

  • Congelamento. Quando um alimento é congelado, as mudanças na temperatura podem afetar os nutrientes. O congelamento altera a estrutura molecular e, por esse motivo, quando descongelado, o sabor e a textura são diferentes. O tempo de conservação é mais curto, sendo por volta de seis meses.
  • Conservas. Os alimentos enlatados são previamente submetidos a temperaturas muito altas. Desta forma, o aparecimento de bactérias e esporos é evitado. Neste caso, os nutrientes também são modificados a nível molecular. Não abuse desse tipo de alimento, pois os plastificantes nas latas são um pouco tóxicos.
  • Defumado. Neste método, a fumaça é usada para eliminar os micro-organismos dos alimentos. Esta é uma boa técnica para conservar peixes, carnes ou embutidos, por exemplo. No entanto, não é bom consumir muito desses alimentos, pois algumas substâncias presentes na fumaça podem ser nocivas para a saúde.
  • Salgamento. Quando um alimento é salgado, ele se acidifica, o que pode alterar o seu sabor e propriedades.

Por que não secar os alimentos ao sol?

Há quem pense que secar a comida ao sol seria uma boa opção. Afinal, é um recurso natural e não tem custo. No entanto, atualmente isto não é uma boa ideia por diferentes razões. Na tabela a seguir, explicaremos algumas delas.

MotivoExplicação
ClimaNada garante que o clima seja adequado
HigieneOs alimentos ficam expostos a sujeiras
InsetosPodem entrar em contato com a comida
Controle de umidadeÉ difícil controlar para obter uma desidratação adequada

Quais as vantagens de possuir um desidratador de alimentos?

Há muitas vantagens em se possuir um desidratador de alimentos, como você certamente já percebeu. Abaixo, analisamos alguns motivos para se ter esse tipo de aparelho em sua casa. Depois de analisá-los, você verá que este é o aparelho que você procurava para aproveitar melhor os alimentos.

  • As condições são mantidas constantes. Com este equipamento, o processo de desidratação é controlado do início ao fim. Ele permite que você escolha tempo e temperatura, e que ambos permaneçam estáveis.
  • Propriedades. Quando os alimentos são desidratados a uma temperatura de cerca de 40 graus, eles mantêm suas propriedades termolábis. Ou seja, enzimas e vitaminas não são afetadas pelo calor, e o resto dos nutrientes também são preservados. Apenas a água é perdida.
  • Despesa. Um desidratador tem um consumo de energia moderado. Além disso, lembre-se de que você evitará jogar fora alimentos e não precisará comprá-los secos se precisar, o que compensará este consumo e o custo do aparelho.
  • Contaminação. Quando você desidrata a comida em casa, pode garantir que ela não entrará em contato com outros alimentos. Desta forma, você evitará problemas de alergia.
  • Texturas diferentes. A desidratação não só procura preservar alimentos, mas também cria lanches saudáveis ou ingredientes para diferentes receitas. Você só precisa programar o tempo certo para obter a textura que procura.
  • Versatilidade. Permite criar diferentes receitas. Você pode usar cortadores de biscoito para criar lanches muito originais. Outra opção é pulverizar ingredientes para preparar sais ou açúcares com sabor.
  • Alimentos saudáveis. É verdade que alimentos desidratados são vendidos no mercado, mas eles certamente são menos saudáveis. Eles levam conservantes, farinhas ou corantes para parecerem mais atraentes. Com o seu desidratador, tudo será 100% natural.

Critérios de compra

Mostramos a seguir alguns critérios que você deve ter em mente ao adquirir seu desidratador de alimentos:

Bandejas

O número de bandejas contidas no desidratador de alimentos lhe dirá quanta comida você pode desidratar de cada vez. Se você for usá-lo com frequência e preservar muitos alimentos, procure um modelo com pelo menos 9 bandejas.

Não se esqueça que se elas possuem malha, ela deve ser bastante fechada para que você possa desidratar sementes.

Capacidade

Seguindo a mesma linha do ponto anterior, procure bandejas com pelo menos 4 centímetros de altura entre elas.

Potência

Você deve levar em conta a potência do aparelho escolhido, pois ela é fundamental para que você obtenha um bom resultado. Nosso sistema PID fará o trabalho para você com o minimo de consumo elétrico

Temporizador

É importante que o aparelho possua um temporizador. Isso permitirá que você controle melhor os tempos de desidratação, e determinar exatamente quando o processo começa e termina. Isso impedirá que você cometa erros que podem arruinar a comida.

Motor

Procure modelos de desidratador cujo motor e sistema de ventilação estejam localizados na parte traseira. Ele deve possuir saídas de ar que atravessam as bandejas. Isto é importante para extrair umidade e obter uma boa desidratação.

Preço

O preço dos desidratadores varia muito. É importante que você estude as características oferecidas por cada modelo e não esqueça o uso que você pretende dar a ele, por exemplo se o utilizará com frequência ou apenas em momentos específicos. Sempre procure o melhor custo-benefício.

Resumo

Um desidratador irá ajudá-lo a desperdiçar menos comida, e você terá acesso a frutas de qualquer estação independente da época. Você poderá armazenar diferentes ingredientes, que se tornarão parte de deliciosas receitas. Também é possível preparar lanches saudáveis, e você sempre saberá o que você está consumindo e o tipo de alimento utilizado.

Não se esqueça que a desidratação é um sistema que tem sido usado para preservar alimentos desde o início dos tempos. No entanto, com este tipo de aparelhos você poderá fazer isto de uma maneira muito mais eficiente, conservando todas as suas propriedades.

Agora você já conhece as vantagens do desidratador de alimentos. Compartilhe essas informações nas redes sociais para que seus amigos e familiares também aprendam

Agora é só escolher o seu

MODELO DIGITAL COR PRETA LUXUOSA COM 9 BANDEJAS
semi industrial
MODELO DIGITAL LINHA BRANCA PADRÃO COM 9 BANDEJAS
Saúde e alimentação viva.
MODELO DIGITAL LINHA BRANCA PADRÃO COM 6 BANDEJAS (PODE SER FEITO NA COR PRETA LUXUOSA)
Saúde e alimentação viva.
MODELO DIGITAL LINHA BRANCA PADRÃO COM 4 BANDEJAS (PODE SER FEITO NA COR PRETA LUXUOSA)
Postagens Recentes
Mostrando 4 comentários
  • Franco Ietto
    Responder

    Bom dia, muito bom saber disso eu agradeço.

    • Das Desidratadores
      Responder

      Qualquer duvida, estamos a disposição

  • Ivanise borigatto viana
    Responder

    Qual o segredo do preço?
    Gostaria de saber os preços por favor.

    • Das Desidratadores
      Responder

      Ivanise, não tem segredo, é só acessar o nosso site. grato

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Envie suas dúvidas para nosso e-mail, será um prazer esclarece-las.

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar